Publicado: 17 Março 2024

Já pensou em escolher os seus próprios investimentos no seu fundo de pensão?

“A educação financeira permite que uma pessoa enxergue com o cérebro o que o olho humano não consegue ver.<

Trump & Kiyosaki

O participante de fundo de pensão pode escolher como quer que sejam feitos os investimentos de seu fundo de reserva?
A resposta para esse tipo de pergunta é sim, desde que o participante esteja num tipo de previdência de contribuição definida. Nesse tipo de previdência os participantes podem escolher como querem que o seu dinheiro seja investido.

Nesse modelo, os participantes têm mais controle sobre como seus recursos são investidos em comparação com os planos tradicionais de previdência, nos quais os benefícios futuros são antecipadamente determinados quando o participante contrata como é o caso do benefício definido. Nesta modalidade, o participante é responsável pelo equilíbrio do valor total acumulado para que haja pagamentos vitalícios até o último beneficiário do plano.

De modo simples, pode-se dizer que no benefício definido os participantes são solidários uns com os outros e com a empresa que, porventura, faça aportes financeiros no fundo de pensão.

“A tarefa de um líder ou professor consiste em ensinar as pessoas a enxergarem.<

Trump & Kiyosaki

No plano de contribuição definida os benefícios futuros não são preestabelecidos, como ocorre nos planos de benefício definido. Em vez disso, o que é definido é o valor das contribuições feitas pelos participantes. 

Os benefícios que serão recebidos na aposentadoria dependerão do montante acumulado ao longo do tempo com as contribuições e os rendimentos dos investimentos.

De modo simples, na contribuição definida você é o responsável pelo resultado que almeja ter e arca com ônus e bônus do plano.
Aqui estão 5 pontos sobre como funciona a previdência de contribuição definida:

“…aquilo que o homem semear, isso também ele ceifará.<

Prov. 6:7 – Vale também na contribuição definida.

1.Aportes Definidos: Em vez de garantir um benefício específico na aposentadoria, como nos planos de benefício definido, a previdência de contribuição definida estabelece que o valor das contribuições é definido pelo participante. E os benefícios dependerão tanto do desempenho dos investimentos ao longo do tempo quanto dos aportes regulares e aportes extras feitos pelo participante, se for o caso.

2.Escolha de Investimentos: Os participantes têm a opção de escolher entre diferentes tipos de investimento para seus fundos de reserva. Essas opções geralmente incluem diferentes classes de ativos, como ações, títulos, fundos mútuos e outros instrumentos financeiros.

3.Risco e Retorno: Ao escolher como investir seu fundo de reserva, os participantes assumem responsabilidade pelos riscos de sua escolha. Investimentos mais arriscados podem oferecer retornos mais altos, mas também têm mais potencial de perda. Por outro lado, opções mais conservadoras oferecem menos retorno, mas trazem mais segurança.

4.Flexibilidade: Os participantes têm a flexibilidade de ajustar suas alocações de investimento ao longo do tempo. Isso permite que respondam a mudanças em suas circunstâncias financeiras, metas de aposentadoria e tolerância ao risco.

5.Aposentadoria: O participante receberá um benefício com base no valor acumulado em sua conta de contribuição definida e no desempenho dos investimentos escolhidos por ele ao longo do tempo.

Vale destacar que, na contribuição definida, embora os participantes tenham mais flexibilidade, também implica em mais responsabilidade e disciplina pela gestão de seus investimentos.

A orientação financeira é importante para ajudar os participantes a tomarem decisões sobre suas escolhas de investimento e planejamento de aposentadoria. Afinal, uma aposentadoria tranquila e livre de sustos é o alvo a ser buscado.

Dircéa Sá
É graduada em Administração de Empresas e Letras