Publicado: 16 Março 2024

8 Marcas de uma pessoa autorresponsável

Fala-se em autorresponsabilidade, mas até que ponto é possível reconhecer as pessoas autorresponsáveis? Quais são as características que elas têm? Como identificá-las no universo com tantas outras? Algumas marcas de comportamentos e atitudes seguem as pessoas autorresponsáveis.

Vamos mostrar aqui 8 marcas das pessoas autorresponsáveis para que você, além de reconhecê-las, possa também possa cultivá-las
em sua vida para desenvolver uma vida equilibrada e bem-sucedida.

1.Assumem a responsabilidade: pessoas autorresponsáveis reconhecem que elas são responsáveis por suas ações, escolhas e resultados na vida. Evitam culpar os outros, ou o mau tempo, ou o trânsito, ou qualquer outra circunstância por suas dificuldades. Elas assumem o controle de suas escolhas. “Deixa a minha vida me levar” não é com elas de jeito nenhum.

2.Conhecem a si mesmas: essas pessoas compreendem suas forças, fraquezas e objetivos a serem alcançados na vida pessoal, profissional e espiritual. Cultivam valores claros e não se envergonham de comunicá-los. Além disso, têm uma visão nítida de quem são e do que querem alcançar, assim, orientam suas ações e decisões com responsabilidade.

3.Aprendem sempre: aprender parece ser o alvo constante dessas pessoas. Elas são curiosas e abertas a aprender até com uma criança. Se admiram do novo e contemplam o belo sem medo de serem piegas. São profundas reconhecedoras de que há sempre espaço para aprender e crescer mais.

4.Tendem a errar menos: elas já descobriram que é melhor aprender com os erros dos outros do que com os próprios. Então, se é possível aprender com os erros dos outros é para lá que elas vão direcionar seus esforços para aprender a ter mais acertos.

5.Planejam e organizam: são hábeis em planejar para definir bem metas e delinear um plano de ação para alcançá-las. São hábeis na organização para a manutenção do foco e da disciplina no caminho para o sucesso.

6.São resilientes: a persistência acompanha essas pessoas dando-lhes capacidade de lidar com os fracassos e adversidades que surgem em meio à caminhada para o seu propósito. São resilientes diante dos obstáculos, reescrevendo a trajetória e ajustando as suas estratégias quando necessário para se manter focada rumo aos seus propósitos.

7.Comunicam com clareza e objetividade: a assertividade acompanha o jeito de ser dessas pessoas que comunicam as suas necessidades e o que querem de forma educada e respeitosa. Elas são hábeis em evitar conflitos, esfriar os ânimos numa discussão, levando os envolvidos a refletirem noutro aspecto da questão e ainda conseguem manter relacionamentos saudáveis com os outros.

 

8.Têm autodisciplina: são comprometidas com suas metas mesmo quando não tem ninguém olhando ou fazendo cobranças. Quando falta a motivação para a realização de algo, procuram fazer as tarefas mesmo quando elas são difíceis ou desagradáveis, prevalecendo a disciplina do realizar.

A autorresponsabilidade é chave para uma vida de sucesso. Não são marcas que se instalam da noite para o dia, mas é um processo de autodescoberta e autodesenvolvimento. Cada uma dessas marcas pode ser notada na vida diária de uma pessoa que assume o controle da própria vida.

Finalmente, essas 6 leis da autorresponsabilidade são poderosasguias para quem quer alcançar seus objetivos profissionais, relacionais e financeiros.

  • Se é para criticar os outros, cale-se;
  • Se é pra reclamar, dê sugestão;
  • Se é para buscar culpados, busque solução;
  • Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
  • Se é para justificar seus erros, aprenda com eles; e
  • Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes.

Fonte: https://www.febracis.com.br/blog/autorresponsabilidade/

chess03_11zon
Dircéa Sá
É graduada em Administração de Empresas e Letras