Publicado: 18 Março 2024

7 Desvantagens do plano de Contribuição Definida

“Seguir em frente, apesar das dificuldades, é arriscar-se a fracassar.

Coluna de Ann Landers

O plano de Contribuição Definida é o melhor dos mundos para os fundos de pensão. Neste tipo de plano o participante entrega o seu dinheiro para investidores, paga o salário dos agentes financeiros para cuidarem do seu dinheiro e ainda paga pelas possíveis fraudes e rombos do fundo. Ao fim de décadas de aportes e aportes extras, o participante tem o direito de escolher em quantos anos quer receber o valor de sua poupança para aposentadoria.

No plano de Contribuição Definida tudo vai depender de quanto o participante conseguiu acumular ao longo do tempo, dos rendimentos dos investimentos que ele mesmo definiu para o seu dinheiro. Portanto, nesse tipo de previdência encontramos 5 desvantagens que vale a pena conhecer antes de decidir pela contratação. Vejamos alguns desses riscos potenciais.

1.Risco de Investimento: Como os participantes têm controle sobre as escolhas de investimento, eles estão expostos ao risco de mercado. Se os investimentos não tiverem um bom desempenho, os benefícios de aposentadoria podem ser afetados negativamente.

2.Não saber investir: poucos brasileiros têm educação financeira, de verdade, para entender o mercado financeiro e sua complexidade. Os investidores da bolsa de valores, em dados recentes, alcançaram 5,8 milhões em 2022. Considerando uma população de aproximadamente 220 milhões de habitantes, estima-se 215 milhões de pessoas.

3.Baixo poder aquisitivo: os salários baixos trazem risco ao próprio participante que pode não conseguir manter os aportes mínimos programados e ter seu dinheiro retido para atendimento das regras estabelecidas em regulamento. Isso pode retardar a liberação do dinheiro por anos.

4.Incerteza nos Benefícios: a previdência de contribuição definida não oferece garantias quanto ao valor final dos benefícios de aposentadoria. Ao final, pode ocorrer de o participante se dar conta, ao acessar o benefício, de que o esforço de contribuição ficou muito abaixo do retorno.

5.Necessidade de Gerenciamento Ativo: Os participantes precisam tomar decisões de investimentos informadas e gerenciar ativamente suas contas para garantir que estejam alinhadas com seus objetivos de aposentadoria.

6.Possíveis Taxas e Custos: Alguns planos de previdência privada podem ter taxas e custos associados, como taxas de administração e custos de gestão de investimentos, que podem reduzir o retorno líquido para o participante.

7.Dependência da Disciplina do Participante: O sucesso da previdência de contribuição definida depende, em grande parte, da disciplina do participante em fazer contribuições regulares e tomar decisões de investimento prudentes ao longo do tempo.

“… os fantasmas mentais que mais nos assombram são criados por nós mesmos.<

Augusto Cury

Em resumo, a previdência complementar de contribuição definida oferece flexibilidade aos participantes quanto aos aportes, mas também coloca mais responsabilidade sobre eles no gerenciamento de seus investimentos e planejamento da aposentadoria.

Dircéa Sá
É graduada em Administração de Empresas e Letras