Publicado: 19 Março 2024
12 Características marcantes de um vencedor
“A liderança eficiente se inicia quando você é você mesmo.“
John C. Maxwell
Quem é você quando ninguém está olhando? Esse era o título do livro que eu acabara de ler, do autor Bill Hybels. Um livro com poucas páginas, mas com denso conteúdo sobre questões de integridade, ou seja, ser honesto, ético e justo. De forma leve e atraente o autor nos leva a refletir sobre:
1.Autenticidade: a importância de ser quem é e de valorizar crenças e valores mesmo com ou sem pressões externas. A pessoa autêntica não flutua ao sabor da moda.
2.Autorresponsabilidade: somos responsáveis pelo curso que damos à nossa vida profissional, relacional e espiritual. Isso inclui não culpar os outros por decisões que foram tomadas por nós. A decisão de se responsabilizar pelos resultados bons ou maus de uma decisão é sinal de maturidade e compreensão de que a vida é para ser governada. E não agir como aquele famoso samba “deixa a vida me levar, vida leva eu”.
3.Desenvolvimento do caráter: conhecer a si próprio, identificar pontos de melhoria e se comprometer consigo mesmo para o próprio progresso. Isso impacta nas relações. O caráter íntegro pode ser desenvolvido para construir laços de respeito e amizade com os outros. A falta de integridade ou o não desenvolvimento do caráter, traz desconfiança e fragilidade nas relações.
4.Coerência: é possível ver nas pessoas que têm valores e crenças alinhadas a um propósito facilmente notado. Tomar decisões que reflitam o próprio eu mesmo em cenários contrários ao senso comum.
5.Coragem: não significa não ter medo, mas disposição para se expor, para mudar de direção mesmo com riscos, pois a coragem vai crescendo à medida que nos deixamos transformar. É o movimento que se faz na decisão de vencer o medo.
6.Disciplina: a é o traço de caráter mais importante porque dela todos os outros dependem para se desenvolver e perpetuar. Todos querem ter disciplina, mas quantos perseguem esse feito com persistência? A disciplina em nós é notada pelas pessoas que nos cercam.
7.Visão: a visão revela um quadro a ser pintado ou um mosaico a ser composto, e isso dá trabalho. Pode se relacionar ao trabalho, à vida em família, à vida emocional ou à vida espiritual. Ou a todos esses ao mesmo tempo na construção de um ser integral. E transformar a visão em realidade é crucial para o sucesso e demanda muito esforço que nem sempre estamos dispostos a fazer.
8.Perseverança: ela dá apoio à coragem, pois o impulso corajoso dura no máximo 15 minutos, então, a perseverança e a disciplina fazem o resto para levar ao objetivo. Esse é o segredo de relações bem-sucedidas, trabalho de qualidade e produtividade.
10.Conhecimento de si mesmo: separe um tempo para refletir as questões que chegam até você. Os impactos que produzem no seu ser e identifique as reais motivações que o levaram a falar ou agir de uma determinada forma. Pergunte-se se as suas ações estão alinhadas aos seus valores, e se o que você fala reflete essa harmonia.
11.Princípios essenciais: o que você não está disposto a mudar de forma alguma. A honestidade mesmo que as tentações sejam muitas. Cumprir a palavra dada. Pagar as contas no vencimento e respeitar o próximo como você respeita a si mesmo são apenas alguns princípios a serem preservados.
12.Integridade: é a qualidade daquilo que está inteiro, completo, moralmente incorruptível e honesto. A prática da honestidade em momentos públicos ou privados. Há um clamor por pessoas íntegras, com princípios sólidos.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”
Provérbios 4:23
Ter o caráter de Cristo é o alvo. Ele deixou os mais preciosos exemplos de como se relacionar e agir com as pessoas sem se deixar abater ou ser vencido pelas adversidades. Ele foi o exemplo máximo de que é possível ir a extremos pelo outro. Que aprendamos a cultivar um caráter inabalável.
9.Amor e compaixão: quando somos sensíveis mais facilmente usamos empatia para com o outro e nos alegramos ou nos entristecemos com eles. Enquanto para uns é fácil para outros é um difícil exercício se colocar no lugar de quem sofre. Nem sempre é fácil enxergar o outro com suas inteirezas e fragilidades. Esse é o segredo da empatia. Deus ama a todos sem acepção e nos desafia a fazer o mesmo. De outra forma, como seríamos úteis? Mas como viver esses ensinamentos no dia a dia em que as pressões são tão intensas e as demandas parecem nos levar sempre em direção oposta ao que pensamos que deve ser praticado?